quarta-feira, 8 de julho de 2009

Leia a crítica da exposição...


PARALISIA

Quando o sistema nervoso envia senais erráticos aos músculos estos perdem sua efetividade e se apresenta uma serie de problemas que van desde movimentos involuntários ao, no pior dos casos, desfuncionamento deixando eles completamente paralisados acontecendo o que conhecemos como PARALISIA, si as senais erráticas produze-se em músculos importantes como o coração acontece a morte do organismo.

A seguente exposição utiliza este nome para ser utilizado como metáfora / protesta, para conseguir isto os artistas desta mostra apresentam “anti-obras”, denunciando esta atrofiá de um aparato público que poco a poco se vá desligando produto de sua inoperância desde seu entendimento por as autoridades que pensam a cultura como um gasto no orçamento público e no como um potenciador de turismo cultural trazendo e fomentando o comercio (sem falar que Cascavel é a cidade depois de Curitiba com mais espaços culturais no paraná)e porem da economia da própria cidade.

PARALISIA propor demostrar o decaimento no só por falta de orçamento mais também quer deixar claro que certos prédios institucionais podem ser nosso gram elefante branco que se vá acrescentando com cada operário sem olhar do futuro , que não conseguem reverter neste momento a situação da infra-estrutura dos espaços disponíveis que caem em pedaços e que inchem de poera(sem mencionar as condições dos acervos) ni dar a força suficiente como para manter um horário de funcionamento de acordo a estândares universais esto é que no abre os fim de semana e fecha no horário do almoço, em donde eventos como a Vento sul(exposição do Mercosul com artista de renome internacional dos quais um deles mora nossa propiá cidade) não é aproveitados simplesmente porque no se faze nada para que o evento seja conhecido por o público.

Resumindo PARALISIA procura evidenciar a no existência de um desenvolvimento cultural alem dos grandes eventos populistas que seguem fazendo de cascavel uma cidade só conhecida por quem procura o mundo rural (sem desconhecer esforços dos agentes deste mundo) e por quem só interessa-se do capital tangível que mantem o desenvolvimento estancado na mediocridade.



Andrés Castillo Vildósola

Artista Contemporâneo e Curador Independente.
Membro A.C.A(Artes Contemporáneas Asociadas, Chile).
Membro LAALVACA (gestores Culturais, México) .

11 comentários:

  1. Se a exposição não falesse por si só, a crítica do Andrés deixa muito claro nosso grito! Aqueles que dizem não entender o motivo do protesto ou que o motivo é fútil, pequeno, é bom que saibam que nossa motivação é nobre.... E nobreza hoje em dia parece até artigo de luxo de tão escassa!
    E vamos continuar gritando! Aos quatro ventos e no meio da rua se preciso for. Até que curem essa paralilia e parem de tratar a nós artistas como se fóssemos um bando de desinformados, como se não conhecessemos as políticas culturais e a política propriamente dita. O que não conhecemos mesmo é de politicagem. Disso nada sabemos! E nem queremos saber!

    Cleo Dobler

    ResponderExcluir
  2. Olha, como eu comentei com amigos... o mais legal dessa exposição é que sentimos aquele gostinho que a muito nao tinhamos, de artistas produzindo algo que tivesse uma repercussão bacana nas pessoas; tudo que faz refletir ja valeu a pena ne! Parabens a todos!

    ResponderExcluir
  3. É isso pessoal, creio que é um começo mas onde estamos, um começo já é uma revolução.
    No que precisarem e o que pedirem a disposição é total é constante.
    O problema aqui não é caso de um ou outro mandato, mas enraizado na própria cultura agrocomercial que cria uma situação de fascismo contra o nascimento de qualquer comivento cultural.
    Parabéns!
    Orgulhoso de vocês!



    Vander Colombo

    ResponderExcluir
  4. Estou curiosa..... o que há com a imprensa escrita e televisiva de Cascavel? Mandamos imagens, textos, etc, e não saiu nada!? O que será que leva a imprensa não se interessar em divulgar uma mostra de arte no MAC, que além se ser ultra contemporanea, trata-se de um movimento cultural...... fala do estado de paralisia em que se encontra NOSSA Cultura. Simmmm, e daí???? Estamos falando disso sim! Deveríamos fazer o quê???... ficar calados??... fechar os olhos e fingir que não estamos vendo? .... que não é conosco?... que não nos interessa???
    E aí??? Acaso ainda estamos na época da ditadura e não me dei conta?
    Se alguém acha que não temos o direito de protestar, ou que nosso protesto é sem fundamento, absurdo, então coloca a cara aí como nós fizemos e fala abertamente.
    Seria muito mais honesto e honrado expor opiniões abertamente, do que ficar jogando "veneninho" nos bastidores, falando mal dos artistas, jogando pedra e VETANDO mossa liberdade de expressão!!!
    Nossa proposta é gerar discussão sim! Mas do tipo saudável, que leva a soluções e ao crescimento cultural.
    Repito, nossa proposta é gerar DISCUSSÕES QUE LEVEM A SOLUÇÕES, e não FOFOCAS E INTRIGUINHAS!
    E aí!?

    Alguém se manifesta?

    ResponderExcluir
  5. Gente onte di a entrevista para Cultura do canal 14 stop tv, acho que a gente tem que ficar de olho para ver cuando va a pasar.

    Tambem se dio uma entrevista na radio Globo falando sobre a exposicão e particularmente na forma de pensar a cultura.

    Andrés.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero aplaudir.
    É um acinte e uma contradição dizer que
    Cascavel é um polo turístico e as artes
    plásticas serem tratadas de forma tão mínima
    como vêm sendo tratadas aqui já há muito tempo.
    Nós, população estamos como os pobres porquinhos da Sadia, indo pra morte sem reagir...
    Morte da alma, claro...
    E pensar que temos artistas duma envergadura de ACM Antonio Carlos Machado, meu Deus! conhecido e premiado internacionalmente.Deus me livre se um dia um artista como ele resolve procurar um terreno mais adubado para semear
    suas flores... Nada mais justo, mas para a população significaria uma perda inestimável.

    E quanto ao Museu...eu passo mal quando me pego a pensar... desde o governo passado aquilo está indo para o túmulo.
    Quem administra o Museu?
    O que eles entendem de História da Cidade?
    O que estão fazendo com a Memoria de Cascavel?
    Minha nossa...

    Falam muito mal da cultura de Cascavel nas outras cidades. Onde você encontra alguém
    de conteúdo para opinar, as colocações são as
    mesmas: Cascavel é o túmulo do artista.

    E pensar que as verbas existem para promover
    as atividades... mas, pergunto-me, já temendo a resposta: - onde vão parar os recursos disponíveis?

    Paralisia... Não há sangue para curar essa anemia.

    ResponderExcluir
  7. SAngue novo na anemia Carmem! Sangue NOVO!

    ResponderExcluir
  8. Gente, alguém viu o Gazeta do Paraná de domingo?
    Alguém consegue o jornal pra lermos e então decidirmos que atitude tomar, pois estou de cara com as barbaridades que "estão" falando do Nelson e do Brugnera....
    Que falta de compostura, salto alto e além de tudo de informação! Antes de fazer acusações deveria se informar melhor dos fatos! Mas isso é pra quem tem ética.

    ResponderExcluir
  9. oi gente visitem meu blogger
    http://gerandodiscursao.blogspot.com
    eu discutos temas da atualidade gerand uma discursão sobre eles, além de postar matérias interresantes e necessarias para nosso dia a dia

    ResponderExcluir